Foto: Vinícius Ribeiro.
Sua data de nascimento é desconhecida, mas sua história o tornou um dos maiores símbolos da resistência na Guerra Guaranítica, líder das milícias guaranis, Sepé Tiaraju foi guerreiro e seu exército foram incansáveis contra as tropas luso-brasileiras e espanholas, porém mesmo com toda a guarra para defender sua terra, morreu em combate às margens da Sanga da Bica, atualmente a entrada da cidade de São Gabriel em 7 de fevereiro de 1756, conta-se que depois de sua morte três dias depois os índios guaranis foram derrotados, cerca de 1.500 índios morrerem em confronto.
A escultura em homenagem a Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro e rio-grandense, esta posicionada em frente a prefeitura de São Luiz Gonzaga/RS, terra onde nasceu.
Vários registros históricos atribui a ele a frase "Esta terra tem dono!", referindo-se que a região das Missões, palco e motivo da Guerra Guaranítica, já tinha uma população e cultura nativa antes da chegada dos portugueses e espanhóis, é considerado santo popular apenas como expressão por seu heroísmo.
Depois de tantos conflitos, a guerra se mostrou inútil e em 1759 o Tratado de Madri foi anulado e tanto Portugal quanto Espanha não conseguiram retirar os índios da sua terra.
O filme britânico A Missão (título original em inglês, The Mission, de 1986) retrata bem esse momento histórico, porém outra obras também contam seu legado, como Basílio da Gama no poema O Uraguay (1769) e Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento.
Em 2006 o escultor são-luizense Vinícios Ribeiro termina e entrega ao povo de São Luiz Gonzaga uma das maiores homenagens feitas para o guerreiro guarani, a estátua Sépe Tiaraju são-luizense e missioneiro, de 3 metros de altura por 1,5 metros de largura, pesando 950 kg que atualmente esta instalada em frente a prefeitura da cidade.
Vídeo produzido por Vinícius Ribeiro, gentilmente cedido em colaboração a matéria.
" A estátua de Sepé é um símbolo de força e determinação, sendo mais uma das imagens que representam nosso povo." Vinícius Ribeiro, escultor e autor da obra.
Fonte: www.al.rs.gov.brTexto Luciane de Morais
Colaboração Vinícius Ribeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sep%C3%A9_Tiaraju#cite_note-1
http://www.al.rs.gov.br/legis/M010/M0100099.ASP?Hid_Tipo=TEXTO&Hid_TodasNormas=49086&hTexto=&Hid_IDNorma=49086
http://viniciusribeiroescultor.blogspot.com.br
http://historiaeavida.blogspot.com.br/2012/02/sepe-tiaraju.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário