Fotografia das ruínas da Igreja de São Luiz Gonzaga, por volta de 1855, quando o historiador Hemérito José Velloso visitou a cidade. Fonte e acervo Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga.
Texto Equipe São Luiz Gonzaga, História, Arte e Cultura
São Luiz Gonzaga é uma das cidades que compõe os Sete Povos das Missões, uma referência as missões de padres jesuítas, que vindos da Europa nos primeiros séculos de descoberta do Brasil, traziam na bagagem o compromisso de catequizar os índios que aqui viviam.
A cidade não é apenas uma referência importante para acontecimentos que marcaram o nosso país, mas no conjunto da história no contexto mundial. Os jesuítas se instalaram naquela região devido ao enfraquecimento da Igreja Católica nos países da Europa, no período do Renascimento, no século XVI. No seu processo de formação a região dos Sete Povos das Missões, foi bastante disputadas por Espanha e Portugal, o que teve grande impacto no seu processo de desenvolvimento.
Entre 1609 e 1627 aconteceram as primeiras tentativas dos jesuítas na formação de um estado teocrático com os índios guaranis as margens do rio Uruguai, hoje são terras que pertencem aos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul (segundo monografia site do IBGE).
Em 1682 os padres voltaram a Banda Oriental¹ e fundam novas reduções, estas chamadas de Sete Povos das Missões, hoje as cidades de São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Santo Ângelo, São João, São Miguel e São Borja. Sendo o povoado de São Luiz Gonzaga criado por volta de 1687 pelo sacerdote Padre Miguel Fernandes da Companhia de Jesus, junto de aproximadamente 2.922 índios "civilizados" vindo da redução de Conceição (na Argentina) para formar a terceira redução jesuítica.
Pelo Tratado de Madri², em 1750 a região passou ao domínio de Portugal, os povoados começam a entrar em decadência em virtude de uma lei de 1759 que determina a expulsão dos jesuítas e da falta de sucesso na administração das missões e do governo. Em 1801 o governador da época do Rio Grande do Sul, o General Sebastião Xavier da Veiga Cabral, anexou definitivamente a região ao reino de Portugal. D. João VI cria através de alvará, em 1817 a vila de São Luiz da Leal Bragança, porém em 1826 as Missões foram invadidas novamente e a vila ficou a mercê de aventureiros. São Luiz Gonzaga se emancipa como município somente em 3 de jundo de 1880.
__________________________________
Banda Oriental¹ -Também chamado de Banda Oriental do Uruguai ou La Banda Oriental, o território do império colonial espanhol do Cone Sul que esta situado a leste do rio Uruguai, desde parte do atuais estados de Paraná e Santa Catarina até o final do do curso do rio que desemboca no Rio da Prata, englobando atualmente a área do estado do Rio Grande do Sul e da República Oriental do Uruguai. (fonte: site Wikipédia Enciclopédia Livre)
Tratado de Madri² - Tratado firmado entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI da Espanha em 1750, no qual era definido os limites das colônias sul-americanas, pondo um fim às disputas, substituindo o Tratado de Tordesilhas que já não era mais respeitado. (fonte: site Wikipédia Enciclopédia Livre)
Fonte de Pesquisa Histórica:
site do IBGE -São Luiz Gonzaga Rio Grande do Sul Monografia nº 449 - 1969